O EnsinoTec conta com diversos recursos para prosumidores...

Detector de plágio PDF Imprimir E-mail
Escrito por Bruno Leite   
Qua, 04 de Janeiro de 2012 08:36
Fonte:

Tem dúvidas se o texto que está lendo é um plágio? Como descobrir?

Devido aos inúmeros textos (artigos científicos) que a Web dispõe é necessário uma revisão cuidadosa para conhecer a origem dos escritos. A seguir conheça algumas ferramentas da Web 2.0 que são utilizadas para detectar se um texto é fruto de um plágio ou se o texto é uma produção própria, ideal para professores.

The Plagiarism Checker: Elaborado pela Universidade de Maryland, esta ferramenta revisa um determinado texto seja em um local online ou em um arquivo word. Bastante simples, ainda que funciona muito bem para buscas rápidas de determinadas seções de um texto.

Plagiarisma.Net: Faz sua busca no Bing, Yahoo ou Google de qualquer fragmento de texto inserido  na caixa de busca, além disso você pode fazer upload de documentos (PDF, DOC, HTML, ODT, TXT) e colar os endereços de páginas web. Possui uma versão dekstop gratuita para Windows e conta com uma busca no Google Scholar e Google Books.

Grammarly: Bom para prática em inglês, conta com uma análise adequada de plágio na web com links para os sites onde ele foi encontrado, realiza revisões do tipo ortográficas, de gramática, vocabulário, pontuação e estilo de escrita. Não é necessário registrar-se, porém as melhores funções são pagas.

CopioNIC:Trabalha com HTML5 e CSS3, livre para analisar todos os tipos de arquivos em Word e apresentações em PDF. Em espanhol.

DOC Cop: permite rever todos os tipos de cópia em arquivos PDF e DOC, independentemente do número de palavras. Faz relatórios bastante completos em formato Word ou HTML. Para utilizá-lo é preciso cadastrar um e-mail, na qual após a análise do programa, será enviado para este e-mail o relatório sobre o texto.

FairShare: este serviço é utilizado para sites, basta digitar o URL do Feed de um site e, opcionalmente, selecione o tipo de licença, digite o endereço para que a análise seja feita. Os resultados podem demorar várias horas e são enviados para o e-mail do usuário cadastrado.

Copygator: uma alternativa ao anterior pelo fato de que ele também busca pelos feeds RSS. Faz uma revisão de mais de 9 milhões de URL para alertar, via e-mail ou selecionando algumas opções como um filtro,  sobre possíveis coincidências.

Plagiarism.org: mais que detectar plágios este espaço foca em prevenir, na qual dispõem de recursos educativos úteis para professores e alunos (conferências, palestras, documentos, apresentações, tipos de plágio, etc).

Purdue OWL: muito semelhante ao Plagiarism.org embora pareça ter dados mais completos, além disso conta com todo tipo de estratégia para encontrar plágio, ferramentas e recursos para fortalecer o processo de escrita, sem cair na fraude textual.

Plagiarism Detect: com custo de US$ 0,5 por análise de página, utiliza seus algoritmos de análise própria.

Google:  talvez a maneira mais fácil de encontrar cópias ilegais é buscar fragmentos de textos, entre aspas, no google.com. Tanto a indexação como a velocidade de resposta do poderoso buscador fazem possível um bom check do conteúdo da rede.

 

Antes que você faça sua busca para saber se esses textos são originais ou um plágio, abaixo deixo o link da fonte consultada:

http://wwwhatsnew.com/2012/01/04/12-recursos-en-linea-para-detectar-plagio-en-escritos/


Voltar

Última atualização em Qua, 04 de Janeiro de 2012 14:18
 

Busca no EnsinoTec

Translate here

Portuguese English French German Italian Spanish

Compartilhe

Siga-nos
 
 
Nós temos 4 visitantes online
Copyright © 2014 EnsinoTec. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.